Parashá Bô

B´´H

Pérolas Bô

“E para que você possa dizer aos ouvidos de seu filho … e você saberá que Eu sou D’us.” (Shemot, 10: 2)

Como um pai pode imbuir seus filhos com uma fé sincera em D’us?  “Você deve saber que Eu sou D’us” – vocês mesmos devem acreditar em D’us primeiramente, antes de ensinar sua prole.

(Rabino Yehoshua Rokeach)

“[Durante a praga da escuridão] Eles não se viram, nem ninguém se levantou de seu lugar.” (Shemot, 10:23)

O pior tipo de escuridão que pode existir é quando uma pessoa não vê seu irmão ou estende a mão para ajudar os necessitados. Quando alguém ignora suas responsabilidades e faz de conta que os problemas dos outros não existem, o resultado final é que ele mesmo sofrerá e não poderá se levantar.

(Chidushei HaRim)

“E comê-lo-á [o Sacrifício Pascal] às pressas.”

(Shemot, 12:11)

Por que a pressa quando os Filhos de Israel finalmente deixaram o Egito? Sua extrema pressa não deu a impressão errônea de que eles deveriam escapar rapidamente? O Faraó realmente queria que eles partissem naquele momento. Eles poderiam ter levado mais tempo para fazer as malas e partir em um ritmo mais vagaroso. No entanto, deixar o Egito não foi uma mera mudança geográfica para os judeus; foi um passo moral na direção certa. Foi um passo para longe do mundo de degradação espiritual ao qual eles estavam acostumados no Egito. Quando uma pessoa deseja cortar sua conexão com o mal, isso deve ser feito de uma vez e não gradualmente. A pessoa deve agarrar a primeira oportunidade que se apresenta para escapar de uma influência negativa. No entanto, quando Mashiach vier e se revelar, não seremos tão pressionados a deixar o Exílio imediatamente. D’us prometeu remover todas as impurezas do mundo, então não haverá razão para fugir do mal.

(Tanya)