Parashá Êkev

O primeiro e o segundo parágrafos do Shemá Israel, parte das nossas orações diárias, estão escritos na Parashá da semana passada e na porção atual da Torá – Êkev -, respectivamente. Ambos os parágrafos nos ordenam servir a D’us com devoção e ordenam, ainda, que observemos as Mitsvot de Tefilin, Mezuzá e ensino da Torá às crianças.

Em que parte esses parágrafos diferem, então? O primeiro parágrafo é escrito no modo singular, endereçado ao indivíduo. O segundo parágrafo está escrito no plural e é dirigido à comunidade. Além disso, o segundo parágrafo também inclui menção sobre a recompensa – ou punição – por mantermos os Preceitos Divinos.

Nossos Sábios também explicam que um se refere à obrigação de um professor para com seus alunos enquanto o outro se refere à obrigação dos pais.

Com relação à Mitsvá de dar a nossos filhos uma educação judaica adequada, a lição desta semana e da semana passada é clara: tanto o indivíduo quanto a comunidade são obrigados a cumpri-la. A educação judaica para cada criança judia deve ser nossa prioridade número um.

Certamente, tamanha dedicação à educação judaica nos trará bençãos, alegrias e muitos naches.