Parashá Noach

B’’H

A parashá desta semana,  Noach, relata como o mundo foi quase completamente destruído pelo Dilúvio, afirmando: “E apenas Noach permaneceu.” A palavra “apenas” parece supérfula, pois já conhecemos o destino do resto da civilização. Rashi, no entanto, explica que o uso da palavra “apenas” conota que algo estava faltando ou imperfeito sobre Noach quando ele saiu da arca.

De acordo com o Midrash,  Noach demorou a alimentar o leão e foi mordido”, saindo, da arca pela primeira vez, fisicamente ferido.

Mas por que D’us permitira que Noach fosse mordido pelo leão? Por que Ele permitiu que atacasse Noach só porque sua comida atrasou em uma ocasião?

Rashi responde sua própria pergunta com uma citação de Provérbios: “Eis que o justo é recompensado na terra.” Quando uma pessoa justa comete o menor dos delitos, sua punição é aplicada neste mundo para preservar sua recompensa para o Mundo vindouro. Ser mordido pelo leão foi, na verdade, benéfico para Noach, pois expiava qualquer pecado pelo qual ele teria sido punido mais tarde.

Isso contém uma lição importante para a nossa geração: como Noach, o único sobrevivente do Dilúvio, somos os únicos remanescentes do “fogo” que consumiu o povo judeu apenas uma geração atrás. E assim como Noach foi incumbido de uma missão especial para nutrir e sustentar as criações de D’us na arca, também fomos encarregados de fornecer sustento espiritual para nossos irmãos judeus em todo o mundo.

Não é uma missão simples. Na verdade, é repleto de dificuldades e obstáculos, e um ocasional “leão” ameaçador. No entanto, não devemos ter medo ou desanimar. Como Noach, nós também devemos seguir em frente, apesar da natureza assustadora da tarefa.

Além disso, aprendendo com o exemplo de Noach, devemos sempre nos esforçar para garantir que o sustento que fornecemos nunca seja “atrasado”. Em vez disso, devemos sair de nosso caminho para ajudar nossos companheiros judeus, tanto material quanto espiritualmente.

A Knesset Israel convida vc a participar da Havdalá Virtual

Hora: Sábado 24/10 às 19:30

Entrar na reunião Zoom

https://us02web.zoom.us/j/84528730667?pwd=R0I4RjBuK25zTCtvR2dsMzkrZERUUT09

ID da reunião: 845 2873 0667

Senha de acesso: 919191