Parashá Toledot

“O homem (Itschak) tornou-se grande, e cresceu mais e mais …” (Bereshit, 23:13)

Geralmente, à medida que uma pessoa fica mais rica, por dentro ela fica cada vez menor. A grandeza de Isaac foi que, embora tenha se tornado cada vez mais rico, aumentou e expandiu suas qualidades como pessoa.

Rabino Yitzchak de Torchow

“E ele chamou seu nome de Iaacov.” (Bereshit, 25:26)

Quando Iaacov nasceu, o termo “ele chamou” é usado no singular; pelo nascimento de Essav, a Torá declara: “…e eles chamaram seu nome de Essav.”. Isso alude ao fato de que os caminhos do mal são muitos, mas há apenas uma verdade no mundo – a verdade da Torá. Ao longo de sua vida, Essav foi cercado por muitos simpatizantes e amigos. Iaacov, no entanto, foi sustentado apenas pelo pequeno número de raros indivíduos que apreciavam seu valor.

Kli Yakar

“Itschak tinha envelhecido e sua visão estava enfraquecendo. (Bereshit, 27: 1)

Rashi explica que a visão de Itschak estava falhando para que Iaacov pudesse receber a sua bênção. A fim de assegurar que Iaacov receberia a bênção, foi necessário que a visão de Itschak falhasse? Não teria sido “mais fácil” para D’us revelar, ao pai, que Essav era mal e, portanto, não merecia a bênção? No entanto, D’us não queria falar mal de Essav. Se isso é verdade a respeito do ímpio Essav, devemos ser extremamente cuidadosos para não fazer fofoca ou caluniar qualquer judeu.