Parashá Ytrô

B´´H

Pérolas Yitrô

“E Yitrô, o Sacerdote de Midian, sogro de Moshê […] e Yitrô, sogro de Moshê.” (Shemot, 18: 1, 2)

Por que o termo sogro é mencionado duas vezes ao descrever Yitrô? Yitrô já era um homem importante como Sacerdote de Midian e já gozava de um status elevado. Mesmo assim, escolheu ser conhecido como “sogro de Moisés”, pois sabia que essa era sua verdadeira pretensão de grandeza.

(Ohr Hachaim)

“[Yitrô, ao sugerir que Moshê colocasse juízes para ajudá-lo julgar o Povo, disse:] Você deve escolher entre todas as pessoas … homens de verdade, que odeiam suborno.” (Shemot, 18:21)

Você terá que procurar muito para encontrar essas pessoas – Yitrô aconselhou Moshê -, pois os homens que possuem tais qualidades geralmente fogem de posições de honra e não ficam à vista, o que permitiria serem localizados facilmente.

(Shaar Bat Rabim)

“[Moshê se justificou perante seu sogro:] As pessoas vêm a mim para perguntar a D’us. Quando elas têm um assunto, eles vêm a mim, e eu julgo entre um homem e seu companheiro; e faço-os conhecer os estatutos de D’us.” (Shemot, 18: 15-16)

Cada líder judeu, em sua geração, cumpre três funções. Ele deve orar em prol de cada judeu: este é o significado mais profundo das palavras “o Povo vem a mim para perguntar” – que pode ser traduzido também como pedir a D’us”; resolver disputas e desacordos monetários (“juiz entre um homem e seu companheiro”); e ensinar Torá ao povo judeu (“faça-os conhecer os estatutos de D’us”).

(Nachmanides)