Parashá Ytró

Pérolas Ytró

(Exôdos 18:1-20:23   )

 A ligação especial das mulheres com a Torá               

                                                                                                                                                                                                                  Pouco antes da revelação da Torá no Monte Sinai, D’us ordenou a Moshe: “Assim você contará à Casa de Iaacov e dirá aos Filhos de Israel” (Êxodo 19:3). O Midrash explica que a “Casa de Iaacov” se refere às mulheres judias. Além disso, a ordem de “contar” aos homens implica um discurso severo, enquanto a ordem de “dizer” às mulheres denota uma maneira mais gentil de transmitir informações. Moshe foi instruído a comunicar os “princípios gerais” às mulheres, enquanto os homens deveriam receber as “leis em detalhes”.

À primeira vista, isso indicaria uma diminuição do valor das mulheres judias, como se a suposição fosse de que elas não fossem capazes de entender as minúcias da lei judaica. No entanto, uma análise aprofundada do Midrash revela algo bem diferente: aqui, “Princípios gerais” não significa questões simples. Pelo contrário, implica fundamentos e regras essenciais. Em outras palavras, D’us ordenou a Moshe que transmitisse às mulheres judias os fundamentos básicos da Torá, dos quais todos os pequenos detalhes que ele deveria transmitir aos homens são derivados. “Princípios gerais” é, portanto, sinônimo da própria essência da Torá, enfatizando uma vantagem que as mulheres têm sobre os homens.

Na verdade, as qualidades da fé pura e do temor a D’us são mais manifestadas nas mulheres. D’us criou as mulheres de tal maneira que seu intelecto não substitui ou controla suas personalidades – quem elas realmente são – nem pode enfraquecer sua fé básica em D’us. Portanto, as mulheres estão mais intimamente ligadas à essência da Torá, e este é o motivo mais profundo que ser judeu é determinado pela mãe e não pelo pai.

Nossos sábios afirmam que, da mesma forma que o povo judeu foi redimido do Egito no mérito das justas mulheres, Mashiach também virá no mérito das justas de nossa geração, que seja em breve!

Shabat Shalom Umevorach!