Parshiot Nitsavim-Vaielech

Esta semana, lemos duas porções da Torá, Nitsavim e Vaielech. A porção de Nitsavim começa: “Vocês estão todos juntos neste dia diante de D’us … os líderes de suas tribos, seus anciãos, seus oficiais, todos os homens de Israel, seus filhos e suas esposas, para passarem ao pacto de D’us” (Devarim, 29:9).

Qual é objetivo de um pacto? Quando duas pessoas sentem uma forte afinidade uma pela outra, mas percebem que, com o passar do tempo, ela corre o risco de diminuir, estabelecem um pacto. A aliança mantém sua conexão mesmo quando houver razões para distância e separação.

Esta porção é lida, todos os anos, no Shabat antes de Rosh Hashaná; pois, nesta ocasião, a aliança entre D’us e o Povo judeu é renovada – quando “estamos todos de pé … diante de D’us”. Todos nós compartilhamos um potencial espiritual infinito igualmente. É por este estado de elevação espiritual que estamos ligados um ao outro. E é por isso que o pacto é estabelecido quando estamos juntos.

Em nossas orações, dizemos: “Abençoe-nos, Nosso Pai, a todos como um só”. Estarmos juntos como um gera um clima adequado para a bênção. Estar diante de D’us “como um”, em Rosh Hashaná, trará um ano de bênçãos para toda a humanidade nos âmbitos materiais e espirituais.