Pérolas Êkev

Parashat Êkev

(Deuteronômio 7:12 – 11:25 )

100 bençãos por dia

Na Parashá desta semana, Êkev, Moshe continua seu discurso junto ao povo, prometendo-lhe que, se cumprisse os mandamentos divinos, prosperaria na Terra que estava prestes a conquistar, conforme a promessa de D’us aos seus antepassados. Diz o versículo: “O que D’us, seu Senhor, pede a você? Apenas que tema a D’us para andar em Seus caminhos e amá-Lo…” (Deut. 10:12).

Temer, amar D’us e seguir Seus caminhos são virtudes nobres. Como alguém pode tornar tais virtudes em sentimentos e atos concretos em sua vida; e não meras ideais teóricos?

Nossos Sábios dizem que a palavra hebraica “Ma”, que significa “o que”, no versículo acima, assemelha-se à palavra “Mea“, cujo significado é 100. Deduz-se, daqui, o dever diário de pedir e agradecer a D´us, recitando, ao menos, 100 bênçãos a cada dia.

Quando uma pessoa recita uma bênção, tem a oportunidade de reconhecer a presença de D’us em sua vida. Fazer um benção antes e depois de comer, por exemplo, é uma ação muito simples que nos torna conscientes de que Ele é quem tudo nos provê, estimulando, assim, nosso amor e reverência a Ele.

Borê peri Haêts…: “Bendito és Tu, Hashem, que criou o fruto da árvore; Shehacol nihiê bidvarô: “pois tudo veio a existir pela palavra do Criador” são alguns exemplos de bençãos que recitamos ao comer.

Comece hoje mesmo a introduzir bênçãos no seu dia.

Shabat Shalom Umevorach!