Meio Shekel

É costume na minchá (as orações da tarde) no dia 13 de Adar dar três moedas que têm o nome de “meio”. Nesse ano, o dia 13 coincide com Shabat, portanto devemos fazer essa Mitsvá na quinta-feira, 21/03. Esta contribuição é feita em memória do meio ciclo dado por Israel quando o Beit haMikdash ainda existia e cuja próxima coleta foi anunciada em Rosh Chodesh Adar.

Neste ano, para possibilitar que todos cumpram a Mitsvá, você poderá doar por aqui e nomearemos um mensageiro que fará a doação com as moedas, sendo a Mitsvá válida pra você.

Este ato comemorativo é realizado antes da leitura da Meguilá, pois todo o povo de Israel se reúne nas sinagogas para ouvir a leitura da Meguilá.

Em um país onde não há moeda que seja considerada a metade da moeda local, é costume que a Sinagoga forneça três moedas de metade de outro país. Essas moedas são adquiridas pelos membros da congregação que as usam para cumprir a Mitsvá.

Aqueles que buscam cumprir este requisito da melhor maneira dão a doação para cada membro de sua família, incluindo menores. Se suas esposas estão grávidas, eles dão também para o feto. Uma vez que o pai tenha aceitado o costume de fazer uma doação para cada filho, ele deve continuar a fazer isso todos os anos.

Categoria: