Parashá Chukat

B´´H

Pérolas Chukat

“E [Moshê] disse-lhes: “Ouçam agora, rebeldes: devemos tirar água desta rocha?” (Bamidbar, 20:10)

“Chamar o Povo judeu de rebeldes foi considerado um pecado muito grave para uma pessoa do nível espiritual de Moshê. Pois, quando os judeus estão em apuros, o certo é incentivar ao invés de rotulá-los.”

(Rabi Levi Yitzchak de Berditchev)

“Aharon será reunido ao seu Povo.” (Bamidbar, 20:24)

“Por que a Torá usa esta frase incomum para comunicar que Aharon estava prestes a falecer? Porque, apesar do fato de que Aharon não estivesse mais vivo fisicamente, seus traços positivos de caráter e seu comportamento exemplar seriam “recolhidos” e perpetuados pelo Povo judeu para sempre.”

(Peninei Torá)

“Eles choraram por Aharon trinta dias, toda a Casa de Israel.” (Bamidbar, 20:29)

Todos os homens e mulheres prantearam Aharon, pois ele costumava buscar a paz e trazer amor entre marido e mulher.” (Rashi)

“Se duas pessoas estivessem envolvidas em uma discussão, Aharon se aproximava de uma e dizia: ‘Meu filho, justamente estive com seu amigo. Ele estava se repreendendo pela maneira como o tratou’. Aharon não se moveria do local até que a pessoa concordasse em fazer as pazes com a outra. Então, Aharon dirigia-se à segunda pessoa e dizia coisas semelhantes até que ela também concordasse em fazer as pazes. Quando as duas pessoas se encontravam, abraçavam-se como velhos amigos.”

(Yalkut)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *