Parashá Ki Tissá

B´´H

Pérolas Parshat Ki Tissá e Shabat Pará

“[Hashem falou à Moshê] Isso [moedas de meio Shekel] eles [o Povo de Israel] darão, todo aquele incluído na contagem…”                                (Shemot, 30:13)

Rashi explica: D’us mostrou a Moshê uma moeda de fogo e disse “Assim eles darão” para nos ensinar que, quando uma pessoa faz caridade, deve fazê-lo com entusiasmo ardente.

(Sefer HaDarush)

D’us mostrou a Moshê uma moeda de fogo para mostrar a semelhança/ a aproximação simbólica entre o dinheiro e o fenômeno do fogo. O fogo é um elemento vital sem o qual o mundo não poderia sobreviver, mas também é capaz de grande destruição. O mesmo ocorre com as características da riqueza. Quando alguém usa seu dinheiro da maneira adequada, traz grande benefício para muitos; mas quando é usado de modo inadequado, danos terríveis podem ser infligidos.

“E eles darão – venatnu – cada homem, um resgate por sua alma a D’us”

(Shemot, 30:12)

A palavra hebraica venatnu (eles darão), escrita com vav, nun, tav, nun, vav, é lida da mesma forma tanto da esquerda para a direita quanto da direita para a esquerda. Isto nos ensina que, quando uma pessoa faz caridade, ela não deve se preocupar em sofrer alguma falta, pois o bem que semeia lhe será devolvido em troca.