Parashá Matot-Maasêi

Nesta próxima terça-feira, à noite, será Rosh Chodesh Av e Yurtzeit de Aharon Hacohen. No dia do Yurtzeit, “todas as ações, Torá e serviço pelos quais uma pessoa trabalhou durante toda a sua vida … são reveladas … e traz a salvação para o mundo”. (Tania, Igueret Hakodesh, cap. 27)

Qual foi a missão e o lema da vida de Aaron? Aharon era o modelo de ahavat Israel, amor por seus companheiros. Ele foi se notabilizou por “amar a paz e buscar a paz, amando as criaturas e aproximando-as da Torá”. Ao longo de sua vida, Aharon empenhou-se para espalhar amor, paz e harmonia entre todos os judeus, especialmente entre maridos e esposas.

Por essa razão, Aharon era particularmente amado e, quando faleceu, foi lamentado por “toda a Casa de Israel” – homens e mulheres. Isso ocorreu porque o amor que ele demonstrou e incentivou se relaciona ao ponto essencial da alma que transcende toda desunião e diferenças entre os indivíduos.

Emulando o exemplo de Aharon, resolvamos todos amar e propagar a paz e harmonia, acelerando, assim, a chegada imediata de Mashiach.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *