Parashá Pinchás

Pérolas Pinechás

“Que o Senhor, D’us dos espíritos de toda a carne (conhecedor de todos os pensamentos), designe um homem sobre a congregação.” (Bamidbar, 27:16)

“O pensamento convencional sustenta que, à medida que as gerações se tornam progressivamente mais baixas espiritualmente e mais degradadas moralmente, a mediocridade na liderança se torna mais aceitável. No entanto, a Torá nos diz que o oposto é verdadeiro: quanto mais inferior do ponto de vista moral for a geração, mais ela precisará da orientação de líderes superiores. Analogamente, quanto mais doente estiver o paciente, mais ele precisará consultar um especialista […]”

(Chidushei HaRim)

“Moshê fez como D´us lhe ordenou, e ele trouxe Yehoshua […] e ele pôs suas mãos sobre Yehoshua, e o instruiu […]” (Bamidbar, 27: 22-23)

“O Talmud relata que Moshê passou o manto de liderança a Yehoshua ‘ainda mais generosamente e em maior grau do que lhe foi ordenado’. O Rabino Yossi Bar Chanina comentou: disto aprendemos que uma pessoa não tem ciúme de seu discípulo.”

(Tratado do San´hedrin)

“[…] Designe um homem sobre a congregação (alguém que tenha coragem) para sair (para guerra) à frente deles […]” (Bamidbar, 27: 16-17)

“Designe um homem cuja alma ‘sairá’ por amor a cada judeu. A característica mais importante de um líder judeu é que ele deve se sacrificar por todo e qualquer judeu.”

(Rabino Yitzchak de Varka)